terça-feira, 23 de dezembro de 2008

OS 10 MANDAMENTOS DO IMPORTADOR HABITUAL

1. Planeje suas ações. Um projeto de importação não se faz em meses, mas em pelo menos em um par de anos. Não espere ganhos rápidos, mas trabalhe para ganhos certos, regulares e seguros, ainda que pequenos. Considere que 1% de lucro REAL é um excelente resultado.
2. Leve em conta de que, em regra, é necessário manter um estoque equivalente a previsão de venda de 90 até 180 dias, conforme o produto e as circunstâncias de mercado.
3. Não menospreze a fiscalização. Se algo estiver errado, é muito provável que você terá problemas.
4. Tente se inteirar das normas de comércio exterior da melhor forma que puder. Faça cursos e participe de simpósios, palestras e seminários, sempre que possível.
5. Não corrompa nem se deixe corromper.
6. Contrate os melhores profissionais. Um BOM profissional vale por pelo menos cinco medianos e dez medíocres. Um EXCELENTE profissional pode ser a chave do seu sucesso.
7. Utilize o Poder Judiciário sempre que os seus direitos forem aviltados, mas somente neste caso. Não use o Judiciário para convalidar atos ilícitos, para "ganhar" tempo ou confundir a fiscalização; porém, é ao Judiciário a quem devemos recorrer para coibir os abusos da fiscalização e das normas infra legais. Resista aos apelos dos corruptos para relevar normas que sequer deveriam existir, em troca de favores ou dinheiro. Brigue pelos meios legais: dessa forma, a Justiça acabará por se fazer, mesmo que algum dinheiro seja perdido - e não será perdido, totalmente, o dinheiro que agracia o corrupto?
8. Invista em tecnologia. Bons softwares e hardwares economizam tempo e dinheiro, e tempo é dinheiro...
9. Lembre-se que IMPORTADOR equivale a FABRICANTE. É de sua inteira responsabilidade a colocação do produto no mercado, ainda que solidária com outros intervenientes.
10. E, por fima, não confie só no seu "taco". Sempre que possível, contrate uma boa consultoria e seja humilde, sempre. Por mais que saibamos, ou tenhamos recursos, ou amigos, sempre haverá alguém que saiba mais, tenha mais dinheiro e mais amigos do que nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas, opiniões ou reclamações são sempre bem vindos e não sofrerão qualquer espécie de moderação ou censura pelo administrador.